Porque devemos atrasar o primeiro banho do bebé?

Concerteza já ouviste dizer que as novas recomendações são para que se atrase o primeiro banho do bebé por, pelo menos, 24 horas após o nascimento.

Mas sabes porquê?!

🛁 PARA PRESERVAR O VÉRNIX
aquele creme pastoso e esbranquiçado que vem na pele do bebé quando nasce é extremamente protector da pele, contém bactérias boas e ajuda na adaptação ao meio gasoso (depois de 9 meses em estado liquido 😁)

🛁 PARA PRESERVAR BACTÉRIAS IMPORTANTES
Bebés que nascem por via vaginal estão em contacto com milhares de bactérias da vagina e do anus da mãe, que são fundamentais para a construção da sua flora intestinal e sistema imunológico. Após o nascimento, o contacto com o colo e com o peito da mãe- e outros familiares – diversifica ainda mais essa exposição. Salvo situações de saúde específicas (ex: mãe com HIV ou Hepatite B) o banho deve ser atrasado para tirar o máximo partido dessa exposição.

🛁 PARA PRESERVAR A TEMPERATURA CORPORAL DO BEBÉ
O bebé nasce sem capacidade para regular a sua temperatura corporal. Expor o bebé à água do banho – mesmo na temperatura recomendada (37.º) – provoca um choque térmico para o qual o seu organismo ainda não está preparado para lidar. Nas primeiras horas de vida podemos estar a falar de canalizar energia para a regulação de temperatura quando ela é tão necessária para outras funções vitais do corpo humano (como a respiração, por exemplo).

E tu? Quando deste banho ao teu bebé?

Nós cá por casa levamos estas recomendações demasiado a sério 🤣🫣. 👇🏽

📷 1.º banho da Pilar, 9 dias depois do nascimento. O do Simão demos 7 dias depois.

Add A Comment