Olá, sou a Patrícia

Sou, desde menina, uma entusiasta dos temas ligados à gravidez e ao parto, que sempre vi como processos naturais. Não sei se a culpa é do meu avô ou da minha mãe. Ele contava que tinha nascido na linha do comboio, a meio de um dia de lides normais da sua mãe! Também o meu parto, contra todas as tendências dos anos 80, acabou por ser bastante fisiológico.

Sou mãe do Simão e da Pilar, dois filhos muito desejados e muito pouco planeados. Os dois nasceram de parto natural, espontâneo e sem qualquer intervenção. O Simão no hospital, a Pilar em casa. 
Se tiveres interesse podes ler sobre os partos aqui (Simão e Pilar) ou ouvir aqui.

A experiência de gravidez e parto do Simão trouxeram-me a consciência que ser doula faz parte do meu propósito de vida. As duas experiências de pós-parto despertaram-me para a importância do planeamento, da rede de apoio e das necessidades da mulher-mãe, temas que gosto de trabalhar desde o princípio nos meus acompanhamentos.

Os meus filhos estiveram ambos pélvicos até às 36 semanas de gravidez. Por isso, especializei-me nesse tópico e hoje apoio mulheres que passam pelo mesmo. 

Quis amamentar os dois e encontrei grandes desafios. O Simão nunca foi amamentado em exclusivo e desmamou aos 2 meses. A Pilar foi amamentada nos primeiros 40 dias, mas uma sucessão de erros levou a que rejeitasse a mama. Foi quando conheci o Exclusive Pumping e comecei a experimentar. Desde então tenho vindo a especializar-me nesta técnica, fiz formação específica e sou hoje pioneira em Portugal a oferecer serviços de informação e acompanhamento de mulheres em Exclusive Pumping.

O regresso ao trabalho foi um tema complexo de gerir, para mim. Com a maternidade veio também uma nova consciência sobre o mundo, a minha vocação e o respeito pelas crianças. Vi-me a repensar tudo o que sempre acreditei sobre ser mãe e o meu papel na formação dos meus filhos e daí até concluir a enorme incompatibilidade que existia entre a forma como queria exercer o meu maternar e as exigências do mundo corporativo onde sempre tinha vivido, foi um passo relativamente curto. 

Aliando esse facto à minha nova missão de ajudar outras famílias, decidi arriscar pelo mundo do empreendedorismo, criando um negócio à minha imagem e totalmente alinhado com as necessidades da minha família. Hoje também ajudo mulheres que querem fazer o mesmo. Ou mulheres que, em plena jornada de pós-parto, se deparam com as angústias de um regresso, tantas vezes, demasiado precoce. O profundo conhecimento do mundo corporativo (afinal, foram 15 anos) e a experiência a redefinir processos e estratégias de empresas, dá-me competências distintivas para te ajudar nesta fase da tua vida. 

Habilitações relevantes:

  • Educadora perinatal e doula da gravidez, parto e pós-parto pelo Instituto Professor Joaquim Amorim Neto, coordenado pela Prof. Melania Amorim 
  • Educadora perinatal e doula da gravidez, parto e pós-parto pelo Donare, coordenado pela Enfermeira Laura Padilha
  • Especialista em Exclusive Pumping pelo Exclusive Pumping LLC 
  • Licenciada em Economia e Mestre em Gestão de Recursos Humanos
  • Perita em filmes da Disney, em contar histórias e em gerir a vida pelos princípios da forretice e do desenrascanso
  • (intenção de ser)Especialista na gestão de 2 filhos em casa a tempo inteiro, 1 negócio e uma vida o mais fora da norma possível 

Como nasceu o Maria Mãe?

No início de 2021 criei a comunidade “it takes a village to raise a child” com o intuito de disponibilizar democraticamente o conhecimento que tinha acumulado na primeira gravidez e criar uma comunidade segura para mães que se sentiam desapoiadas nas suas escolhas. 

No final do ano, novamente grávida, iniciei um processo de reflexão sobre o meu propósito e caminho profissional, que culminou na criação do Maria Mãe a 8 de dezembro, curiosamente 9 meses depois da comunidade “it takes a village to raise a child”. 

Desde então tenho estado ao serviço das mulheres e famílias que me procuram, quer para acompanhamento enquanto doula e educação perinatal, como para acompanhamento de jornadas de Exclusive Pumping, ou outras que envolvam extração de leite materno. 

Sonho com o dia em que todos vamos acreditar que:

– Mulheres sabem gestar, parir e cuidar
– Bebés sabem nascer e crescer

– A família é a nossa maior riqueza 

ALGO TÃO NATURAL COMO TER FILHOS, NÃO TEM QUE SER UM CAMINHO COMPLEXO!

A maioria das mulheres deseja uma experiência de parto positiva, um pós-parto tranquilo, uma rede de apoio efetiva e alternativas quando a amamentação não é bem-sucedida.

Se estás grávida ou em pós-parto, com certeza já ouviste que “é tudo muito bonito mas…” ou “não é assim tão simples”!

É normal! Todos temos medo: de não dar o nosso melhor, de abrir mão do controlo, do que os outros podem pensar, de passar por uma situação dolorosa ou de ser incomodativo.

Pois eu estou aqui para te dizer que sim, a maternidade pode ser um caminho simples!

Para isso basta quebrar o ciclo que nos tem vindo a desconectar da nossa natureza e a não saber como fazer escolhas, transformando a maternidade numa fase solitária, dependente e stressante. 

Eu posso ajudar-te. Será uma honra poder fazer parte da tua rede de apoio.

Um abraço,
Patrícia