“A dor é inevitável. O sofrimento é opcional!”
Vamos falar de dor de parto?
Primeiro conceito: a dor é subjetiva!
Cada um sente à sua maneira e percepciona, com mais ou menos intensidade, de acordo com os seus próprios pré-conceitos e tolerância. Há inclusivé pessoas que relatam que não sentiram qualquer dor no parto, tamanha foi a sensação de prazer (aconselho o filme “orgasmic birth”).
Mas a dor no parto existe. E tem um propósito. É o sinal que o nosso corpo emite de que algo está a acontecer e que nos devemos resguardar, isolar e preparar.
A dor é também resultado do processo fisiológico de preparação do nosso corpo para fazer nascer o bebé. E o corpo é tão perfeito que, quando ocorre de forma inteiramente natural e respeitando a sua fisiologia, existem mecanismos próprios que a tornam suportável. Acontece por ondas, permitindo ao corpo descansar e , em simultâneo, é libertada a carga hormonal necessária para a aliviar. O importante é deixares-te levar ☺️
Mas se por algum motivo não quiseres suportar esta dor, podes decidir não o fazer antes, ou mesmo durante, o parto. Felizmente existem hoje vários métodos à nossa disposição, mais ou menos invasivos, consoante a nossa preferência e/ou indicação médica para o efeito (falaremos noutra altura).
O importante é informares-te sobre os prós e contras de cada método, sobre a fisiologia do parto, deixares-te levar e … se quiseres arriscar na dor, fixares o mantra: nunca será tão grande que não a possas tolerar 😇
Foto de: @deborasilveirafotografia
Add A Comment